sábado, 31 de julho de 2010

Bauhaus


"A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista... Mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica. Aí reside sua verdadeira fonte de inspiração criadora...
Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto."


Manifesto de Walter Gropius, 1919.



Bauhaus 1919 – 1933



Casa estatal de construção


Bauhaus, forma simplificada de Staatliches Bauhaus que significa literalmente “casa estatal de construção”, foi uma das mais influentes escolas de design do mundo. Sua forte inspiração modernista tentou unir de forma definitiva a arte com a indústria, foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius em de abril de 1919, na cidade de Weimar, tendo suas origens na fusão entre a Academia de Artes e a Escola de Artes e Ofícios da Alemanha, com sede em um edifício construído em 1905 por Van de Velde.
A política acompanhou a fundação da escola desde o início em 1919, em Weimar, de onde foi a instituição foi banida por um governo conservador, nascia então a Bauhaus de Dessau, com sua famosa sede modernista projetada por Walter Gropius. Em 1933, já como escola privada em Berlim sob a direção de Mies van der Rohe, a Bauhaus foi fechada definitivamente pelos nazistas.

A Filosofia

Ao mesmo tempo em que provem do movimento Arts and Crafts, que procurou restabelecer a dignidade medieval do artesanato e do artesão, o Bauhaus punha-se às concepções contrárias à revolução tecnológica e à produção em série. Também não agradava a Gropius o estilo art nouveau, devido a seu caráter decorativo e esteticista. A Bauhaus combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem tendo como missão de promover a união entre a arte e a técnica, fundou-se então um centro de cultura que tem como objetivo a integração do ensino à indústria, defini-se então um estilo em seus produtos despidos de ornamentos, funcionais e econômicos, cujos protótipos saíam de suas oficinas para a execução em série na indústria, daí derivaria a capacidade de arquitetos e designers de projetar produtos para a indústria com qualidade estética e construtiva, do pequeno objeto ao edifício. O método da escola consistia basicamente em introduzir os estudantes aos princípios da forma, instruí-los no trabalho com materiais, cores e texturas, orientá-los no estudo de obras pictóricas e sobre tudo procurava estimular a livre criatividade. No mobiliário, privilegiou-se essencialmente o aspecto funcional das peças em relação ao espaço, construindo-se móveis de aço e alumínio com elementos tubulares padronizados, instaurando-se assim uma nova tipologia, uma nova tecnologia e uma nova funcionalidade. Consolidando definitivamente o significado do design industrial, a Bauhaus fez com que as peças de mobiliário fossem objetos úteis, práticos, agradáveis à vista e com um desenho adequado à produção em série, favorecendo sua viabilidade econômica.

Os Mestres

Entre seus docentes, estavam os principais artistas do período, como Wassily Kandinsky, Paul Klee, Johannes Itten e László Moholy-Nagy, além de grandes nomes da arquitetura, como Walter Gropius e Ludwig Mies van der Rohe.
Em seus anos de existência, a Escola de Bauhaus passou por três etapas diferentes: a fase expressionista (1919 - 1927) em Weimar, sob a direção de Walter Gropius, a fase do formalismo construtivista (1927 - 1929) com Hannes Meyer em Dessau e, finalmente, a fase do racionalismo radical com ênfase na produção arquitetônica (1929 - 1933), sob a direção de Mies van der Rohe, parte em Dessau e parte em Berlim.

Um comentário:

  1. Otemo post.
    Fatec eh nóis
    e ai ja foi no Parque do Carmo? É pertinho daki, qdo quiser ir la eu te levo.

    beijos

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