quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mercado Imobiliário/Boom Imobiliário

Só na cidade de São Paulo, no primeiro quadrimestre de 2010, as vendas de imóveis totalizam 11.697 unidades, um crescimento de 72,4% em comparação às 6.784 moradias comercializadas no mesmo período do ano passado, segundo dados do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo).

A escalada da oferta de imóveis vem junto com o crescimento exponencial do preço das unidades: São Paulo registrou variação de 100% do valor de venda de residências nos últimos cinco anos; Brasília apresentou crescimento de 50% nos últimos dois anos; em Curitiba e Rio de Janeiro houve avanço de 100% no último biênio, e o preço das unidades habitacionais em Recife subiu 60% no mesmo intervalo, segundo dados da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio) e dos Secovi (Sindicato de Habitação) regionais.

O volume de lançamentos a taxas recordes aliado à elevação de preços dos imóveis levanta a dúvida sobre a real existência de demanda, com poder de compra, para tudo o que está sendo lançado e no valor ofertado. O aquecimento atual do setor está sustentado em fatores sólidos ou há risco de bolha imobiliária?


Fontes:

revista.construcaomercado.com.br

colnaghi.com.br




Momento Cultura




Vai ai a dica de um livro muito legal que aborda temas matemáticos sem dar aquele frio no estomago ^^



O Diabo dos Números

Matemática? Aquela montanha de números sem sentido? Aqueles cálculos que não servem para calcular nada? Não, nem pensar. O autor deste livro sobre matemática é um dos maiores poetas contemporâneos de língua alemã - e esse dado já seria suficiente para indicar até que ponto O diabo dos números é original. O livro nega desde o início aquele lugar-comum segundo o qual quem gosta de matemática não gosta de literatura ou, numa outra versão, quem sabe fazer conta não sabe escrever.
Robert, o menino do pijama azul, fazia parte dessa maioria que acha os números não só monstruosos, mas também absurdos e inúteis. Um dia, entretanto, ele começa a sonhar com um certo Teplotaxl, um diabo que pinta e borda com a matemática. No total, são doze sonhos, e a cada sonho o tal Teplotaxl faz malabarismos tão interessantes que os números simplesmente deixam de ser malditos. Ficam claros para Robert. Claros e diabolicamente divertidos.


· Editora: Companhia das Letras

· Autor: HANS MAGNUS ENZENSBERGER

· ISBN: 8571647186

· Origem: Nacional

· Ano: 2000

· Edição: 1

· Número de páginas: 266

· Acabamento: Brochura

· Formato: Médio

Um comentário: