sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Compactação de solos (Parte 4 de 5 )

· Características da máquina de compactação

Para a determinação da força da máquina de compactação devemos levar em consideração sua freqüência (velocidade na qual o eixo excêntrico gira ou a máquina vibra [vpm]) e amplitude (é o maior movimento de um corpo vibrando a partir do seu eixo em uma determinada direção).


· Especificações de compactação


- Especificações de método – instruções detalhadas como: tipo de máquina, camadas de compactação, número passadas, velocidade da máquina e teor de umidade.

- Especificações do resultado final – os engenheiros indicam as exigências para a compactação, assim cabendo ao empreiteiro decidir o método mais econômico e o tipo de máquina a ser usado no solo.

· Resistência dos solos compactados

Os solos bem compactados não são os que apresentam grande resistência, mas são aqueles cuja resistência é estável, não variam muito com a posterior saturação, e independente das estações climáticas.

A resistência do solo decresce com o aumento da umidade, quando o solo não foi previamente saturado.

Para solos argilosos, a massa específica seca máxima tende a decrescer quando a plasticidade diminui.

Para se obter uma boa compactação deve-se especificar o grau de compactação, a umidade do solo e o equipamento a ser utilizado.


· Ensaio CBR (Califórnia Bearing Ratio)

· O que é Índice de Suporte Califórnia?

Índice de Suporte Califórnia foi idealizado pelo eng. O.J.Poter, em 1939,no estado da Califórnia, EUA. Trata-se de um método de ensaio empírico, adotado por grande parcela de órgãos rodoviários, no Brasil e no mundo, consiste em medir resistência à penetração dos solos, ou seja, mede a capacidade de suporte das bases compactadas.


· Ensaio

Compacta-se a amostra de solo, num cilindro de 15 cm de diâmetro de 17 cm de altura, na umidade ótima, até atingir a massa específica aparente seca que se deseja. Após a compactação inunda-se o corpo de prova, sob pressão ou não, durante 4 dias, a fim de se procurar atingir a sua saturação. Sob a amostra em saturação é colocado um peso de 5 kg para simular a resistência que o peso do pavimento impõe a sua expansão. Aproveita-se a saturação para se medir por meio de um deflectômetro a expansão que a amostra sofre ao saturar-se. Assim preparado o corpo de prova, dá-se inicio ao ensaio. Por meio de um macaco hidráulico reagindo contra uma armação metálica, faz-se pressão sobre o corpo de prova com um punção cilíndrico de 5 cm de diâmetro. Um manômetro dá a pressão aplicada e um deflectômetro mede as deformações com as quais se traça o gráfico: pressão x deformação.

Define-se o Índice De Suporte Californiano (CBR) como sendo:

CBR= (P/70)x100

Onde P é a pressão de punção para uma deformação de 2.5 mm em kgf/cm2. O valor 70 kgf/cm2 corresponde á máxima resistência CBR que se espera de um solo bom, onde ele será estabilizado e terá características ótimas para uma base de pavimento rodoviário.


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