sábado, 7 de agosto de 2010

Compactação de solos (Parte 5 de 5 )

• Ensaios de compactação

• Ensaio de compactação Proctor Normal (1933) - MB - 33(AASHO Standard)

• Objetivo

Estabelecer a correlação entre a massa específica aparente seca, o teor de umidade e a energia de compactação.


• Resumo da prática do ensaio

Toma-se mais ou menos 5 kg do material, passados na peneira 4,76mm, e umidece-se até que se consiga uma coesão suficientemente para formar pequenos torrões de solo, com a mão, e homogeinizam-se o material. Assim preparado, é compactado num molde cilíndrico com 1000 ml de capacidade, em 3 camadas iguais, de forma a se ter uma altura total de cerca de 13 cm, com 25 golpes por camada, de um soquete de 2500 g e com altura de queda de 30,5 cm, distribuídos uniformemente sobre a superfície da camada.

Após esta compactação, com auxilio de uma régua rígida raspa-se o material, na altura exata do molde e determina-se, com aproximação de 5 g, a massa do material úmido compactado (mh) em seguida remove-se o material do molde e retira-se uma amostra representativa de cerca de 50 g, e determina-se o teor de umidade (h). Desmancha-se novamente o material até que posso passar novamente pela peneira de 4,76 mm, adiciona-se água (+/- 2%) homogeiniza-se e compacta-se novamente.

Essas operações devem ser repetidas com teores crescentes de umidade, tantas vezes quantas necessárias para caracterizar a curva de compactação.

Uma vez compactado o solo, com uma determinada umidade, no cilindro de proctor determina-se:

1) A massa específica aparente obtida:
g=P/V

2) A umidade de uma pequena porção do solo retirada do material compactado:
h = Pa/Ps x 100

3) A massa específica aparente seca do solo compactado da umidade h:
gs = g / 1+h/100


• Ensaio de compactação - Proctor Modificado


Com a evolução dos pesos dos equipamentos de compactação, houve uma modificação no ensaio, passando a amostra ser moldada em 5 (cinco) camadas e sujeita a 25 golpes de um peso de 4,5 kg caindo de 45 cm de altura, passando a energia de compactação para 25 kg cm/cm3, aproximadamente 2.694 kJ/m3.


• Ensaio de Harvard
Para superar a diferença de tipo de compactação em campo por esmagamento do tipo em laboratório por impacto foi criado o mini dispositivo de compactação Harvard (Wilson, 1970).
O volume da amostra é de 62,4 cm3 sujeita a uma pressão estática sobre as camadas de solo. O número de camadas no molde (≅ 10) e o número de aplicações (≅ 10) podem variar, por conseguinte variando a energia de compactação (≅ 9 kg cm/cm3) por unidade de volume do solo.

2 comentários:

  1. Que lindo seu blog! Adorei esse lay!
    Não entendi esse post, provavelmente porque ele é uma continuação... :x

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Tah animada hem, mas tah demorando pra chegar nas aulas legais.

    ResponderExcluir